19 3232-0609 / 3237-1622

• Seg - Sexta

08.00 às 18.00

O que é?

Conhecida também como dedo em botoeira, esta doença é uma deformidade característica do dedo, na qual a articulação interfalângica proximal do dedo (sua sigla é IFP), se flexiona para baixo e a articulação interfalângica distal (sua sigla é IFD) se hiperextende.

Causas

A deformidade em botoeira é causada por uma lesão do tendão extensor central do dedo. Na maior parte das vezes ocorre por traumatismo e o mecanismo é o de flexão da interfalângica proximal com o dedo em extensão. Logo após o trauma, e durante alguns dias, o paciente é capaz de estender a IFP graças a ação dos tendões extensores laterais. Em seguida, a cabeça da falange proximal penetra entre os tendões extensores laterais, como se estes fossem uma “casa de botão”, daí vem o nome dedo em botoeira.

Este tendão se lesiona com frequência quando um dedo estendido se flexiona a força, ou se desloca em direção à palma da mão, ou por laceração no dorso do dedo, próximo da articulação proximal. Esta doença também pode surgir como resultado de uma artrite inflamatória ou uma osteoartrite, o que pode resultar em um enfraquecimento e estiramento dos tecidos estabilizadores do mecanismo extensor.

Sintomas

Os sintomas mais comuns incluem inflamação e sensibilidade na articulação intermedial do dedo. Em lesões severas ou em casos que não são tratados rapidamente, o dedo pode flexionar-se na posição característica de botoeira. Nos casos de deformidade aguda, a articulação proximal não mantêm-se na posição normal por si mesma, somente é possível com a ajuda da outra mão. Nos casos de deformidade crônica, a articulação pode tornar-se dura e ficar nessa posição flexionada, não sendo possível endireitar-se nem com uso de força da outra mão.

Tratamento

As opções de tratamento podem incluir uso de talas e fisioterapia. No entanto em alguns casos, quando o método conservador não se mostra eficaz, a cirurgia é indicada.

Tags: , , , , , ,

Adicione seu comentário