19 3232-0609 / 3237-1622

  • WhatsApp

    (19) 99279-0871
  • Av. Orosimbo Maia nº 430

    Conjunto 516 Campinas-SP
  • Seg - Sexta

    08.00 às 18.00

 

Alguma vez você já fechou seus dedos em punho e em seguida tentou estendê-los? Todos nós já fizemos isso e esse movimento não costuma exigir nenhum esforço da maioria de nós. No entanto, algumas pessoas possuem uma articulação na posição flexionada e a outra articulação extendida no mesmo dedo, isto é um indício de algum problema com as articulações dos dedos. Esta condição é conhecida como deformidade em colo de cisne dos dedos.  Neste artigo, vamos conhecer alguns detalhes e compreender melhor este problema.

O paciente afetado pela deformidade em colo de cisne dos dedos não é capaz de esticar os dedos completamente.

A deformidade em colo de cisne dos dedos consite na hiperextensão da articulação interfalângica proximal e flexão da articulação interfalângica distal. É limitante e progressiva.

 

Quais são as causas?

A condição atinge 28% de todos os pacientes com artrite reumatóide, tornando-a a maior causa da deformidade. Entre outras causas se incluem um dedo em martelo não tratado, a flacidez da placa fibrosa situada no interior da mão na base dos dedos, espasmos musculares crônicos provocados por danos nos nervos e que afetam as mãos (o que é como espasticidade muscular), outros tipos de artrite, tendão quebrado em um dedo e um alinhamento irregular na consolidação de uma fratura no osso do dedo médio.

 


 

FONTES:

>Fonte 1 – Lasaudi

>Fonte 2 – Merck Manuals

Tags: , , , , , , ,

Adicione seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat