19 3232-0609 / 3237-1622

08.00 às 18.00

medico_dr_luiz_dadalt_dica_01

1 – Mordidas por animais

Mordida de animais nas mãos e antebraços das pessoas são relativamente freqüentes. Preocupam na medida em que as conseqüência podem ir muito além de uma simples cicatriz, chegando a lacerações de pele, músculos, tendões, fraturas, necroses, amputações, infecção óssea ou generalizada, tétano e até a morte (menos freqüente).

As mordidas mais comuns são causadas por cães e gatos, e ocorrem com freqüência quando se tenta separar briga entre eles. As mãos de crianças são comumente afetadas. Homens sofrem mais mordidas por cães, e mulheres por gatos, que são mordidas potencialmente mais infectantes, porque seus dentes são mais pontudos e alcançam maior profundidade.

A mordida de boca humana também é potencialmente contaminada e, assim como as de cães e gatos, ocorrem geralmente em situações de conflito, agressões físicas ou apartamento de brigas. A rapidez no atendimento e na instituição do tratamento apropriado, minimizam a chance de complicações decorrentes de uma mordida.

medico_dr_luiz_dadalt_dica_02

2 – Procure atendimento especializado em cirurgia da mão.

Os cuidados iniciais são importantes para um bom prognóstico As cirurgias reparadoras devem ser realizadas o mais breve possível e a critério do médico cirurgião da mão Melhorar os resultados estéticos e recuperar a função da mão é a missão do cirurgião da mão.

medico_dr_luiz_dadalt_dica_03

3 – O que fazer quando machucar a mão?

Se houver sangramento tampone e comprima suavemente o ferimento com um material limpo. Eleve a mão e procure socorro no hospital mais próximo, preferencialmente naquele que você já sabe que existe equipe e material de cirurgia da mão. Se houver perda de partes, envolva-a com plásticos limpos, coloque tudo dentro de um recipiente com gelo e entregue para o cirurgião da mão.

Adicione seu comentário