Alergia nas mãos: causas, sintomas e tratamento

A alergia nas mãos, também conhecida como eczema nas mãos, é um tipo de alergia que surge quando as mãos entram em contato com um agente agressor, causando irritação da pele e levando ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como vermelhidão e coceira nas mãos.

Normalmente, esta alergia é causada pelo contato das mãos com sabonetes, detergentes e outros produtos de limpeza, sendo mais comum de acontecer em pessoas com predisposição genética e que trabalham com estas substâncias, por exemplo.

Em caso de suspeita de alergia nas mãos, é importante consultar o dermatologista ou imunologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que pode envolver medicamentos antialérgicos e pomadas anti-inflamatórias, além de evitar o contato com possíveis produtos e materiais irritantes.

Sintomas de alergia nas mãos

Os principais sintomas de alergia nas mãos são:

• Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Pele ressecada;
  • Inchaço;
  • Rachadura nas mãos;
  • Descamação da pele
  • Bolhas;
  • Pele mais sensível;
  • Espessamento da pele.

A alergia nas mãos pode demorar até 3 dias para surgir após o contato com produtos ou materiais irritantes, sendo comum a alergia afetar ambas as mãos ao mesmo tempo ou apenas partes específicas, como as palmas ou pontas dos dedos.

Além disso, sintomas como, deformidades nas unhas, espessamento da pele e rachaduras, tendem a surgir especialmente quando a alergia não é tratada adequadamente. Conheça mais sintomas de alergia.