O desgaste das articulações é uma condição normal do envelhecimento. À medida que o tempo passa, os ossos, tendões e ligamentos passam por alterações que limitam a amplitude de movimento.
Entretanto, a inflamação das articulações, chamada de artrite (osteoartrite ou osteoartrose, no termo médico mais completo), é uma doença que causa dor, rigidez e inchaço, dificultando a realização das atividades diárias.
A boa notícia é que existem algumas atitudes simples que podem ajudar a prevenir a artrite. Continue a leitura para saber quais são elas e comece a cuidar melhor da sua saúde agora mesmo!
Pratique exercícios regularmente
A prática regular de atividades físicas está entre as principais recomendações das autoridades médicas sobre a prevenção de doenças e o envelhecimento saudável.
Para prevenir a artrite, os exercícios devem ser leves. Caminhar, andar de bicicleta, nadar ou fazer hidroginástica são boas opções.
O ideal é exercitar-se pelo menos três vezes na semana, durante intervalos que podem variar entre 20 e 40 minutos. Lembre-se de fazer alongamentos antes e depois do exercício.
Também é importante procurar orientação médica caso sinta qualquer desconforto nas articulações ou perceba sinais de esforço em excesso, como fadiga ou taquicardia.
Não fume
O hábito de fumar causa enormes prejuízos para a saúde, afetando o funcionamento de coração, pulmão, intestino, rins e diversos órgãos e sistemas.
Em se tratando da articulações, pesquisadores descobriram que o tabagismo está relacionado com o aparecimento da artrite, aumentando o risco de desenvolver a doença mesmo entre pessoas que pararam de fumar há mais de uma década.
Durma bem
Uma vez que a artrite é um tipo de inflamação, dormir bem ajuda a prevenir o problema porque a qualidade do sono está diretamente relacionada ao funcionamento do sistema imunológico.
Sem o repouso adequado durante a noite, o organismo não consegue se recuperar do esforço físico e mental feito ao longo do dia, o que aumenta os níveis de estresse e fadiga, com impacto sobre as articulações.
Evite a obesidade
O excesso de peso está relacionado com os quadros de inflamação nos joelhos e no quadril, principalmente entre as mulheres.
Por isso, controlar o peso corporal e evitar a obesidade é uma forma de prevenir a artrite e promover o envelhecimento saudável, além de combater fatores relacionados com doenças cardiovasculares como o infarto e a hipertensão.
Tenha bons hábitos alimentares
A última dica para prevenir a artrite não poderia ser outra. Manter uma dieta rica e balanceada é fundamental para garantir que o nosso corpo tenha acesso a todos os grupos de nutrientes indispensáveis para a saúde.
Entre esses nutrientes estão os sais minerais como o magnésio, que atua diretamente na constituição dos músculos, dos ossos e dos tendões.
Assim, quem não consome a quantidade adequada desse nutriente tem mais possibilidade de sofrer com a artrite e outras doenças que atacam o sistema musculoesquelético.
O magnésio pode ser encontrado em alimentos como as folhas escuras, a banana, o abacate, os grãos integrais e as castanhas.
No entanto, mesmo quem tem uma alimentação saudável pode sofrer com a carência de magnésio. Para evitar que isso aconteça, o ideal é complementar a dieta com os suplementos de magnésio.
Quer entender melhor como o magnésio ajuda a prevenir a artrite? Confira o artigo do nosso blog que fala sobre o papel do mineral no combate às dores nas articulações.