As mãos e os dedos são as partes do corpo que mais sofrem traumatismos. Há poucas atividades que não envolvem as mãos e o potencial para se ter uma lesão (traumática ou ortopédica) depende de cada atividade.
Nas atividades industriais, ou em linhas de produção, é tarefa do empregador avaliar o risco e assegurar a maneira mais segura para se realizar o trabalho, mas o empregado também tem sua parte para evitar as lesões na mão.
Aqui vão algumas dicas para prevenir acidentes com as mãos:
Esteja descansado
A maior parte das lesões ocorrem no início e fim dos turnos de trabalho, quando ainda não ”engrenamos“ na rotina ou quando estamos com a cabeça fora do trabalho.
Fique alerta
Devemos sempre saber onde nossas mãos estão. Parece brincadeira, mas quando estamos cansados ou executamos tarefas repetitivas, podemos nos entediar e “desligar” por momentos, principalmente com a mão não-dominante.
Saiba como funciona a máquina onde trabalha.
Fique longe das partes móveis ou das áreas onde podem ser soltas peças de maneira inesperada.
Inspecione a máquina antes de ligá-la
Nunca coloque a mão entre as parte móvies, use uma ferramenta e, antes disso, certifique-se que a máquina esteja desligada. Siga as diretrizes.
- Nunca tire a trava de segurança de uma máquina;
- Não use roupas muito folgadas ou soltas;
- Não use anéis, correntes ou outras jóias que possam prender nas máquinas;
Use a ferramenta certa para cada atividade
Você aumenta o risco de se machucar se: não usar a ferramenta certa ou se usar a ferramenta certa de forma errada. Quando usar uma chave de fenda, coloque o objeto numa superfície plana ou a prenda num torno. Nunca segure com as mãos. Use a chave correta para cada parafuso. Use as facas ou lâminas com as bordas cortantes virada para longe do seu corpo. Evite ficar perto de um colega que usa uma lâmina. Não segure alguma coisa para o seu colega cortar e use a sua faca, nunca a do colega.
Mantenha seu lugar de trabalho limpo e organizado
Não deixe ferramentas pontiagudas ou cortantes expostas. Se for empurrar ou puxar alguma coisa, esteja preparado se algo se soltar, escorregar ou venha contra você de forma inesperada.
Use luvas
específicas para o seu trabalho. Só não as use se for indicado, ou quando houver risco dela se prender em alguma parte da máquina. Certifique-se que caiba direito na sua mão para que não fique muito folgada.