A recuperação da cirurgia da mão é uma etapa muito importante. O tempo de recuperação sempre depende do tipo de técnica utilizada no procedimento cirúrgico. O resultado final pode aparecer após vários meses.
Uso de remédios e curativos
É muito comum a necessidade de curativos no local operado para evitar a chance de infecção. Ataduras e micropores oclusivos podem ser aplicados para manter o local cirúrgico limpo, por exemplo.
Além disso, o uso de remédios indicados pelo médico, como ibuprofeno, é muito importante para oferecer alívio da dor e desconforto no processo pós-operatório.
Necessidade de repouso
Após qualquer procedimento cirúrgico, é preciso que o corpo descanse e não faça esforço para que a recuperação seja efetiva e mais rápida.
A partir da determinação médica, o paciente costuma ser proibido de realizar atividades físicas e carregar peso até a recuperação da região.
Imobilização da mão
A recuperação da cirurgia da mão envolve também o uso de gesso e talas para imobilizar o punho. Essa prática é essencial para evitar danos causados pela movimentação da articulação durante os primeiros dias após o procedimento.
É provável que o cirurgiado precise de acompanhamento para realização de atividades simples, principalmente nos primeiros dias, visto que a mão estará imobilizada.
Depois de retornar ao médico de acordo com o orientado para retirar o gesso ou a tala, pode ser preciso ainda colocar uma compressa de gelo no local para aliviar os sintomas como inchaço.