Cuidados para quem trabalha de home office, evite dores futuras

O home office foi amplamente aderido pelas empresas na pandemia e esse modelo de trabalho tende a continuar em 2022, com boa parte atuando em esquema híbrido – a mescla do presencial e em casa. Passando horas digitando no computador e celular, a principal ferramenta de trabalho – as mãos – acabaram sendo significativamente impactadas. Este contexto fez com que muitas pessoas sentissem mais dores nas mãos.

Especialistas em cirurgia da mão já têm percebido o aumento de casos que chegam aos consultórios com esse perfil, no entanto, com a pandemia, muitas pessoas têm deixado de procurar atendimento médico. Daqueles que estão voltando a procurar consultas médicas, encontramos casos de pacientes sintomáticos há muito tempo, mas que deixaram de procurar assistência médica. Há relatos de pessoas que tem sentido dores no ombro, ou no punho e na mão, há um ano.

Um dos problemas mais comuns é a tendinite, processo inflamatório na região dos tendões, em função de esforço repetitivo. O médico ressalta que, para evitar esses e outros problemas, fazer intervalos no decorrer do expediente é ato importante. A pessoa deve fazer uma pausa, mexe as articulações, alongar, isso ajuda a prevenir.

ALERTA

As dores nas mãos, na pandemia, foram sendo “levadas” na rotina por muitas pessoas. A ida ao médico ainda tem sido adiada. O presidente da SBCM ressalta que, ao procurar um especialista na fase inicial, evita-se que a dor se torne crônica. Um diagnóstico tardio abre espaço para crises de dores cíclicas, o que pode dificultar o tratamento, sendo necessário muito mais tempo para diminuir o processo inflamatório. Para evitar sequelas e cirurgias, é de extrema importância procurar um especialista, que fará o diagnóstico para o tratamento precoce e adequado. Sempre será melhor prevenir do que remediar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pré Agendamento

Preencha o box abaixo e faça seu pré-agendamento que entraremos em contato para confirmar sua consulta!