O dedo em gatilho é uma condição em que um dos dedos da mão fica travado na posição dobrada, podendo ocorrer um estalo quando o dedo passa da posição dobrada para esticada ou da posição esticada para dobrada, como um gatilho sendo puxado e liberado.
Como ocorre o dedo em gatilho?
Antes de entendermos como ocorre a condição, precisamos saber que os tendões são cordões fibrosos que prendem o músculo ao osso e que cada tendão é envolvido por uma bainha protetora.
“O dedo em gatilho ocorre quando a bainha do tendão afetado fica inflamada, interferindo no movimento normal de deslizamento do tendão pela bainha”, explica Dra. Marina. A inflamação prolongada da bainha pode produzir cicatrizes, espessamento e a formação de nódulos no tendão que impedem ainda mais o movimento.
Se o dedo no gatilho for grave, o dedo pode travar na posição dobrada.
Quais os principais fatores de risco?
Segundo a Dra. Marina, diferentes condições clínicas favorecem o aparecimento do dedo em gatilho, entre elas:
- Praticar ocupações e hobbies que envolvam o uso repetitivo das mãos e flexão dos dedos de modo prolongado podem aumentar o risco do dedo no gatilho;
- Ter certos problemas de saúde, como diabetes, gota, osteoartrite ou artrite reumatoide, predispõem ao desenvolvimento do dedo em gatilho.
- Ser do sexo feminino é um fator de propensão da condição;
- Ter idade entre 40 e 60 anos;
- Ter passado pela cirurgia para tratamento da síndrome do túnel do carpo. O dedo em gatilho pode ser uma complicação associada à cirurgia de liberação do túnel do carpo.
Quais os sintomas do dedo em gatilho?
Os sintomas podem variar em frequência e intensidade, dependendo de cada caso. A Dra. Marina cita alguns deles:
- Sensação de estalo ou clique quando estica ou dobra o dedo;
- Sensibilidade ou nodulação na palma da mão na base do dedo afetado;
- Rigidez dos dedos, principalmente pela manhã;
- Travamento do dedo na posição dobrada, que repentinamente estala em linha reta;
Dedo travado em uma posição dobrada.
Qualquer dedo da mão pode ser afetado?
O dedo em gatilho pode afetar qualquer dedo da mão, incluindo o polegar. Além disso, mais de um dedo pode ser afetado ao mesmo tempo e ambas as mãos podem estar envolvidas. O dedo anelar e o polegar são os mais frequentemente acometidos.
Qual o tratamento para o dedo em gatilho?
Dra. Marina explica que, para casos leves, o primeiro passo é limitar ou evitar as atividades que estão causando os sintomas, e, em alguns casos, uma tala pode ser usada por curto período para evitar que a articulação se mova.
Para aliviar a dor nos dedos, são prescritos anti-inflamatórios, que também melhoram o processo inflamatório, e, em alguns casos, a injeção local de corticoide é indicada.
Se não houver resposta ao tratamento conservador, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.