De modo geral, podemos dizer que dores nas juntas dos dedos das mãos ao acordar estão relacionadas a processos inflamatórios nas articulações, que podem ser causados por lesões, artrites, infecções, entre outras patologias. Confira 5 possíveis causas.
Pancadas
As pancadas causadas por acidentes durante a prática esportiva e quedas, por exemplo, podem provocar dores nas articulações e inchaço. A depender do grau de inflamação, o paciente pode se queixar de dores nas juntas ao acordar e ao movimentar a mão/dedo.
Tenossinovite
A tenossinovite é um tipo de tendinite que é acompanhada por inflamação da cobertura que protege o tendão (bainha do tendão). É a inflamação da bainha tendinosa, também conhecida como bainha tendínea ou bainha do tendão, tecido que reveste os tendões e facilita o movimento e a conexão dessas estruturas com os músculos e ossos.
Artrite
A artrite, que pode ser classificada em osteoartrite e artrite reumatoide, é uma das principais causadoras de dores nas juntas dos dedos das mãos ao acordar. Basicamente, a condição consiste na inflamação das articulações com presença de dor, inchaço e rigidez.
Lesão por acidente
Entorses, torções, deslocamentos e fraturas envolvendo os ligamentos, tendões, músculos e articulações dos dedos podem ser causados por acidentes diversos e resultar em dores nas juntas dos dedos quando ocorre movimentação ou mesmo após o despertar.
Síndrome do Túnel do Carpo
A Síndrome do Nervo Mediano causa aumento de volume das estruturas internas ou redução no tamanho do túnel do carpo, causando uma pressão e restrição de espaço causada por uma base óssea e recoberta por um forte ligamento. A doença afeta o nervo mediano, que compõe o plexo braquial e permite a sensibilidade e a realização de movimentos finos rápidos. Os principais sintomas incluem dor intensa (despertar com dor), dormência e formigamento nos dedos , choques e dores no antebraço e no braço.
E o que fazer em caso de dores?
O QUE FAZER EM CASO DE DORES NAS JUNTAS DOS DEDOS DAS MÃOS AO ACORDAR?
O paciente com queixa de dores nas juntas dos dedos das mãos ao acordar deve consultar um médico ortopedista especialista em mãos que possa avaliar o caso de forma individual e então sugerir um diagnóstico. Para que isso seja possível, é necessário considerar:
- exame físico;
- relato dos sintomas;
- análise do histórico clínico;
- resultados de exames de imagem.
Com o diagnóstico fechado, o profissional poderá orientar o paciente sobre a melhor opção de tratamento, que pode variar desde um simples repouso até o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, fisioterapia, imobilização e cirurgia da mão