As fraturas são acidentes que podem acontecer com qualquer pessoa nas atividades rotineiras que realizamos. Elas precisam de cuidados imediatos para que não haja o agravamento dessa lesão óssea. A fratura na mão é uma daquelas que têm maior número de casos registrado.
Pensando nisso, vamos falar um pouco mais sobre os tratamentos possíveis para a fratura na mão. Também vamos apresentar alguns sintomas que são comuns para que você não perca tempo e procure um médico especialista o mais rápido possível.
Continue a leitura e conheça mais sobre a fratura na mão.
O que é?
A fratura na mão acontece quando ocorre a ruptura parcial ou total de qualquer membro ósseo. Existe a possibilidade de lesões na palma da mão, em algum dos dedos e nos ossos que fazem parte do punho. Se esses casos não forem tratados eles podem comprometer seriamente o funcionamento da mão, além da possibilidade de afetar outros membros, como as articulações.
Quais os principais sintomas de fratura na mão?
Os indícios de uma fratura na mão vão depender do grau em que a lesão se encontra. O sinal mais comum é uma forte dor no local, seguida de dificuldade de movimentação da parte afetada. Deste modo, ainda pode haver o aparecimento de edemas, devido ao acúmulo de líquido, também sendo possível surgir luxações.
Como diagnosticar?
Para saber se você está com uma fratura na mão o primeiro passo é realizar uma consulta com um ortopedista ou traumatologista. No atendimento é possível que ele indique a realização de alguns exames para confirmar o diagnóstico. A radiografia é o mais comum para os casos de fratura na mão, pois, ela vai mostrar com clareza se houve a ruptura do osso.
Quais são os tratamentos?
Para cada grau de fratura da mão existe um tratamento mais indicado. Os casos mais graves podem precisar de uma intervenção cirúrgica, são colocados parafusos, pinos ou placas em algumas situações. Porém, na maioria das vezes o problema pode ser resolvido com a imobilização do local com tala ou gesso. Nesse período de recuperação, é importante fazer repouso e evitar esforço desnecessário com a mão. Dessa forma, é provável que tudo volte ao normal no tempo previsto.
Como evitar?
A fratura na mão pode acontecer em diversos tipos de situações. Normalmente, elas surgem de um trauma que pode ocorrer em atividades físicas, esmagamento ou quedas. Por isso, é importante usar equipamento adequado para a prática de esportes, que tenham algum risco, e evitar andar em lugares irregulares para diminuir a probabilidade de quedas.
Pronto, agora você sabe os principais pontos sobre uma fratura na mão. É de suma importância procurar um médico especialista ao sentir os primeiros sintomas. Vale lembrar, quanto mais rápido as lesões são diagnosticadas maior é a possibilidade de um tratamento mais curto e simples.