3 causadores de dores nas mãos

A mão é a articulação do corpo com maior delicadeza e complexidade, o que nos permite fazer movimentos extremamente precisos, como manusear ferramentas, desenhar, tocar instrumentos musicais e gesticular. Por isso é comum existir muitos problemas que causam dor na mão e que podem interferir nas atividades da vida diária. Se você identifica algum desses sintomas em suas mãos procure o Dr. Luiz Dadalt para que possa te ajudar no tratamento.

1- Tenossinovite de Quervain: dor que pode piorar com a mobilização do polegar

É um tipo muito comum de tenossinovite (inflamação da bainha de revestimento dos tendões) que acomete os tendões extensor curto e abdutor longo do polegar (tendões que têm a função de esticar e abrir o polegar).

Sua causa exata ainda não é conhecida, mas qualquer atividade que dependa de movimentos repetitivos da mão ou do punho, como marcenaria, cozinhar, jogar golfe ou tênis, pode desencadear os sintomas.

Entre os principais sinais e sintomas estão:

-Dor próximo a base do polegar;

-Inchaço na base do polegar;

-Dor e dificuldade para fazer movimentos, como agarrar ou beliscar;

-Cerca rigidez nos movimentos do polegar.

2- Tendinites: como surge e quais os sintomas

Tendinite é inflamação de um tendão (cordões de tecido conjuntivo que conectam os músculos aos ossos) e pode afetar qualquer tendão, mas é mais comumente observada nos tendões do punho e dos dedos.

“A tendinite pode ser causada por um trauma ou lesão aguda, mas é mais comum em lesões por movimentos repetitivos”, explica o Dr. Gustavo.

Os sinais e sintomas de tendinite usualmente ocorrem no ponto em que um tendão se liga ao osso e normalmente incluem:

-Dor local, especialmente ao mover a articulação afetada;

-Sensibilidade local;

-Inchaço leve.

3- Dedos em posição dobrada? Pode ser dedo em gatilho!

dedo em gatilho é uma condição em que um dos dedos da mão fica travado na posição dobrada, podendo ocorrer um estalo quando o dedo passa da posição dobrada para esticada ou da posição esticada para dobrada como um gatilho sendo puxado e liberado.

Os sintomas podem variar em frequência e intensidade dependendo de cada caso. Os principais sintomas são:

-Sensação de estalo ou clique quando estica ou dobra o dedo;

-Sensibilidade ou nodulação na palma da mão na base do dedo afetado;

-Rigidez dos dedos, principalmente pela manhã;

-Travamento do dedo na posição dobrada, que repentinamente estala em linha reta;

-Dedo travado em uma posição dobrada.