Segundo dados do IBGE, cerca de 35% dos acidentes de trabalho têm a mão ou membros como o braço afetados. Esse fato tem impacto direto no aumento da preocupação e da realização de práticas para prevenção de acidentes.
Os acidentes com as mãos impactam diretamente na produtividade do funcionário, sendo um grande ponto de atenção e cuidado. Essa preocupação vem porque as mãos desempenham papel fundamental na hora da execução de trabalhos manuais e até com alto grau de precisão.
Quer saber mais sobre as causas, consequências e formas de evitar os acidentes com as mãos? Continue acompanhando o artigo e descubra!
Acidentes com as mãos
Os seres humanos usam as mãos, tanto para explorar quanto para modificar o ambiente à sua volta. Desde o movimento em formato de pinça a capacidade de manusear objetos são importantes para qualquer atividade, visto que promovem a execução de tarefas.
Com isso, é fundamental analisar um pouco mais as causas e consequências dos acidentes com as mãos — além de saber como evitá-los.
As principais causas e consequências dos acidentes com as mãos
Uma das principais causas dos acidentes com as mãos é a falta de equipamentos adequados na hora de aplicar as técnicas corretas de trabalho. Alguns exemplos são:
- utilização inadequada dos equipamentos de proteção individual;
- falta de treinamento e informação correta sobre a execução do serviço;
- desrespeito às normas de segurança por parte da empresa e do funcionário;
- falta de padronização dos processos, sem regras e ordem de execução específica;
- máquinas e ferramentas defeituosas, que não oferecem um nível de proteção adequado para o trabalho.
Todos esses exemplos são pontos de atenção e podem causar danos irreparáveis para a saúde. As consequências dos acidentes com as mãos são a perda da autonomia no trabalho e, em alguns casos, o afastamento total do funcionário.