ARTROSE NAS MÃOS: SINTOMAS E TRATAMENTO

Dor nas mãos, rigidez nas articulações, perda de flexibilidade, inchaço e formigamento. Se você tem algum desses sintomas, fique atento: a artrose nas mãos, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, pode ser uma das responsáveis. A artrose é uma doença crônica e degenerativa que afeta as articulações e tem sua maior incidência principalmente na população idosa. O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para uma melhor qualidade de vida.

O QUE É E O QUE CAUSA ARTROSE NAS MÃOS?

A artrose é uma doença que acontece como consequência do desgaste das cartilagens das articulações. Esse desgaste acaba desencadeando uma série de respostas adaptativas periarticulares e intra-articulares que aumentam o volume da articulação, esquentam, incham e podem gerar dor e rigidez, sintomas que dificultam a realização de movimentos simples e básicos do nosso dia a dia.

Por sua vez, a artrose nas mãos afeta diretamente as articulações entre os ossos metacarpianos e as falanges. É uma doença que acomete a população idosa e prejudica profundamente a qualidade de vida dos pacientes. Os principais sintomas são:

• inchaço nos dedos;
  • perda de flexibilidade;
  • dor nas mãos ou dedos;
  • rigidez nas articulações;
  • formigamento nas mãos ou dedos.

Não existe uma causa específica para a artrose: o envelhecimento natural da cartilagem certamente contribui para o quadro, mas pessoas que trabalham fazendo esforços repetitivos, que têm histórico familiar de artrose, mulheres na menopausa e pacientes com doenças inflamatórias e autoimunes, por exemplo, podem ter mais chances de desenvolver a doença.

QUAL O TRATAMENTO PARA ARTROSE NAS MÃOS?