Como Determinar se um Dedo está Quebrado

Uma das lesões mais comuns em hospitais é a fratura das falanges — ou a quebra dos dedos da mão. Mas, antes de correr para um, pode ser uma boa ideia tentar descobrir se o seu dedo realmente está quebrado. Entorses e rompimentos de tendões são bastante dolorosos, mas não exigem uma ida ao pronto-socorro. A fratura óssea, no entanto, pode causar sangramentos internos ou outros danos que precisam de cuidados imediatos.

O que você precisa saber

• Procure por sintomas de fratura, como dor aguda e imediata, inchaço e/ou vermelhidão, dificuldade de movimento ou dedo dobrado em um ângulo estranho.
  • Se suspeitar de um dedo quebrado, consulte um médico ou vá ao pronto-atendimento para fazer exames físicos e Raios-X de forma a confirmar o diagnóstico assim que possível.
  • Coloque gelo e comprima o dedo enquanto procura o médico. Siga as recomendações do médico em relação a medicamentos, talas ou cirurgia.

Reconhecendo os sinais de um dedo quebrado

Avalie a dor e a sensibilidade no local. O primeiro sinal de uma fratura no dedo é a dor, cuja intensidade dependerá de sua gravidade. Depois da lesão, é importante tratar o dedo com cuidado e continuar atento aos níveis de dor.

• Pode ser difícil identificar uma fratura no dedo no primeiro momento, já que uma dor aguda e a sensibilidade aumentada também são sintomas de deslocamentos e entorses.
  • Se o dedo parecer mais dormente do que dolorido, ele pode estar deslocado, e não quebrado.
  • Se você não sabe qual é a gravidade da situação, atente-se à presença de outros sintomas e procure um médico.

Observe se o local apresenta inchaço e vermelhidão. Depois de lesionar o dedo, você deverá sentir uma dor aguda, seguida por inchaço ou vermelhidão — que são reações naturais do organismo. Logo que a fratura acontece, o corpo ativa uma reação inflamatória que vem acompanhada de inchaço, resultado dos fluidos que são liberados em direção aos tecidos adjacentes.

• Esse inchaço costuma ser seguido por vermelhidão. Ela surge porque os capilares que circundam a lesão ficam inchados ou se rompem por causa do aumento da pressão decorrente do acúmulo de fluidos.
  • O inchaço e a vermelhidão podem até mesmo se espalhar para outros dedos ou descer até a palma da mão.
  • Você provavelmente notará o inchaço e a vermelhidão cinco a 10 minutos depois das primeiras sensações de dor no dedo.
  • Ainda assim, a presença de inchaços pequenos ou a ausência de vermelhidão imediata podem indicar que se trata de uma entorse, e não de uma fratura.

Observe se há qualquer deformidade ou se a movimentação do dedo se tornou impossível. Uma fratura de dedo, em poucas palavras, é a quebra de um segmento ósseo em um ou mais pontos. Nesses casos, pode haver deformações do osso na forma de saliências estranhas ou no entortamento do dedo, fazendo com que aponte para uma direção errada.

• Geralmente, torna-se impossível movimentar o dedo depois de uma fratura devido ao fato de que uma ou mais seções do osso foram desconectadas.
  • O inchaço e a vermelhidão também podem endurecer o dedo e dificultar sua movimentação.

Veja se o dedo dobra em um ângulo esquisito ou se você pode enxergar o osso. A fratura acontece quando uma parte do osso racha ou se quebra em um ponto ou mais. Isso pode causar deformidades, como caroços estranhos, uma mudança súbita no ângulo do dedo ou, em certos casos, uma dobra não-natural.

• Se o dedo estiver muito desalinhado, está quebrado.
  • Normalmente, é mais fácil identificar o desalinhamento em dedos das extremidades, como o mindinho, o polegar e o indicador.

Saiba quando consultar um médico. Se você pensa ter quebrado um dedo, vá até o pronto-socorro ou hospital mais próximo. Fraturas são lesões complicadas e a gravidade não é facilmente determinada a partir de sintomas externos. Algumas delas exigem um tratamento mais aprofundado para uma recuperação plena. Caso você não saiba ao certo se a lesão é realmente uma fratura, vale a pena ir pelo caminho da precaução e consultar um médico.

• Se você estiver com muita dor, inchaço, vermelhidão, deformidades ou movimentos limitados no dedo, consulte um médico imediatamente.
  • Crianças com lesões nos dedos devem sempre consultar um médico. Ossos jovens e em fase de crescimento são mais suscetíveis a lesões e complicações se o problema não for tratado adequadamente.
  • Se a fratura não for tratada por um profissional, o dedo e a mão talvez continuem rígidos e doloridos na movimentação normal.
  • O osso, quando cicatriza fora do alinhamento correto, pode atrapalhar ainda mais o processo de cura da mão.