DICAS PARA CUIDAR MELHOR DAS ARTICULAÇÕES E PREVENIR DORES

As articulações permitem a movimentação do nosso corpo unindo dois ou mais ossos. Os joelhos, os quadris, ombros, punhos, enfim, elas estão em toda parte, mas mesmo sendo tão importantes nem sempre nos lembramos de cuidar delas, não é verdade? Normalmente elas só são lembradas quando começam a doer, e isso é um grande erro que podemos evitar!

Que tal saber mais sobre o assunto e tentar prevenir esses problemas? Vamos ajudar você com este artigo!

Como aparecem as dores nas articulações?

As articulações são formadas por tecidos específicos como o fibroso e o cartilaginoso, que oferecem movimentação e aporte às estruturas ósseas, ajudando a absorver os impactos. Ao longo de um dia submetemos nossas articulações à diferentes situações, mais ou menos intensas  – correr, pular, andar, entre outras. Quando os músculos estão enfraquecidos, ou ainda em situações em que o indivíduo está com sobrepeso, por exemplo, as articulações ficam sobrecarregadas e sofrem mais agressões, podendo assim gerar estados inflamatórios e dolorosos. Lesões ou desgastes são os problemas mais comuns, e podem associar predisposição genética e hábitos frequentes, não somente relacionados a impactos, mas também a problemas posturais e movimentos repetitivos. A falta de cuidados e atenção às articulações pode levar à doenças conhecidas como reumáticas, como a artrite e a artrose, as quais interferem, e muito, na qualidade de vida, principalmente se não forem tratadas devidamente!

Mais qualidade de vida com articulações mais saudáveis!

A prevenção sempre será o melhor remédio, e ela está ao nosso alcance, exigindo apenas um pouco de atenção diária! Fique de olho em cada uma das nossas dicas e comece hoje mesmo a praticá-las:

Movimente-se

Movimentar o corpo vai ajudar a manter todas as suas articulações funcionando melhor, e sem rigidez. Sabe quando você fica muito tempo parado, sedentário, e tem a sensação de estar “enferrujado”? Então, é isso mesmo, quanto menos as articulações forem solicitadas, mais “enferrujadas” vão ficando, e mais suscetíveis a lesões. Evite permanecer muito tempo na mesma posição. Procure se levantar e se esticar com uma certa frequência, nas mais diferentes situações diárias. E claro, faça atividades físicas! Exercitar o corpo ajuda no fortalecimento dos músculos, e estes ajudam a dar o devido suporte às estruturas ósseas e a proteger as articulações. Procure exercícios que estejam de acordo com o seu condicionamento físico, e para realizar exercícios mais intensos, verifique se a sua saúde está em dia, além de contar com orientação profissional. Ciclismo, treinamentos funcionais e pilates são ótimas opções!

Fique de olho no seu peso!

Quando estamos acima do peso, a sobrecarga principalmente nos pés, joelhos e quadris é certa, podendo levar a problemas articulares. Mantenha hábitos que permitam o gerenciamento do peso corporal, e caso perceba alterações, fique de olho na sua saúde e procure a causa do problema! Não apenas uma alimentação exagerada e desregrada pode levar ao sobrepeso, mas também disfunções da glândula tireoide, que exigem tratamentos específicos. Não perca seu peso de vista!

Atenção para a postura!

A postura interfere nas articulações, e por isso está na nossa lista e merece toda a atenção. Quando estiver sentado, procure manter a coluna ereta, totalmente apoiada no encosto da cadeira, e mantenha os dois pés no chão. Cruzar as pernas também não oferece uma posição confortável para as articulações, então evite! Para dormir, procure se policiar, e não deite debruço. Procure dormir de lado, e invista em um travesseiro com a altura mais adequada para você. De acordo com a Dra. Alexandra Carolina Canonica, fisioterapeuta, o travesseiro ideal é aquele que supre a altura entre o ombro e o pescoço, permitindo que a cabeça fique alinhada, e não projete nem para cima, nem para baixo.

Cuidado com movimentos repetitivos

Ficar muito tempo realizando trabalhos manuais, digitando, ou fazendo faxina, pode ser perigoso quando você se distrai com a atividade e esquece do seu corpo. Por exemplo, ficar focado em um trabalho manual com a cabeça baixa e a coluna torta, limpar a casa e ficar abaixando da forma errada para pegar itens no chão, sobrecarregando a lombar e os joelhos, passando pano com a coluna em posição desfavorável, entre outros. Além da atenção durante a realização de qualquer atividade, lembre-se de parar um pouco e alongar-se antes de retornar. Essas pequenas atitudes vão ajudar na proteção do seu corpo todo e das articulações!

Nunca esqueça do alongamento

Os alongamentos, principalmente com movimentos dinâmicos, são muito benéficos e ajudam na soltura e na lubrificação das articulações, reduzindo a rigidez e permitindo mais amplitude dos movimentos, e claro, previne lesões! Alongar-se pela manhã, antes e depois das atividades físicas, serão minutos muito bem investidos do seu dia! Embora essa dica seja válida para o ano todo, nos dias mais frios o alongamento merece atenção ainda mais especial, já que é natural retrairmos a musculatura sob baixas temperaturas, o que implica em maior rigidez articular!

Além de todos esses cuidados, atualmente existem alternativas 100% naturais, como a suplementação de colágeno do tipo II, que auxiliam não somente diante do problema já estabelecido, para tratamento, mas também no fortalecimento das articulações, prevenindo lesões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pré Agendamento

Preencha o box abaixo e faça seu pré-agendamento que entraremos em contato para confirmar sua consulta!