Tratamento de bursite

• Analgésicos, anti-inflamatórios e repouso
  • Tratamento de qualquer gota ou infecção
  • Às vezes, injeções de corticosteroides

bursite aguda, se não for causada por uma infecção, geralmente é tratada da seguinte forma:

• Repouso e imobilização temporários (como com uma tala) da articulação afetada
  • Aplicação de gelo na área afetada
  • Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
  • Fisioterapia após o repouso e a imobilização

Ocasionalmente, são necessários analgésicos mais potentes. Muitas vezes, o médico pode injetar um anestésico local e um corticosteroide diretamente na bursa, especialmente se o ombro estiver afetado. Esse tratamento frequentemente proporciona alívio alguns dias após a injeção. A injeção pode precisar ser repetida após alguns meses. Remover o líquido com uma agulha também pode ajudar a diminuir a dor.

As pessoas com bursite aguda grave algumas vezes recebem um corticosteroide, como prednisona, por via oral durante alguns dias. Conforme a dor diminui, as pessoas podem fazer exercícios específicos para aumentar a amplitude de movimento da articulação.

bursite crônica, se não for causada por uma infecção, é tratada de forma similar, embora o repouso e a imobilização tenham menos chances de ajudar. Uma cirurgia é feita apenas em raras ocasiões para remover a bursa.

Frequentemente, a fisioterapia pode ajudar a restaurar a função. Os exercícios podem fortalecer os músculos enfraquecidos e restabelecer a amplitude de movimento completa da articulação.

bursa infectada precisa ser drenada e um antibiótico adequado, geralmente contra Staphylococcus aureus, deve ser administrado.

Normalmente, a bursite ocorre novamente se a causa, como gota, artrite reumatoide ou uso crônico excessivo, não for tratada ou corrigida.