Artrite e Artrose , saiba o que evitar ou não na hora de se alimentar.

A alimentação para qualquer tipo de artrite e para a artrose deve ser rica em alimentos que possuem propriedades anti-inflamatórias, como peixes, frutos secos e os alimentos ricos em vitamina C, por exemplo. Além disso, é importante tem em mente que o excesso de peso pode levar à sobrecarga em algumas articulações e, por isso, é importante controlar o peso através de uma alimentação saudável para que não haja apenas melhora nos sintomas, mas também seja prevenida a progressão da doença.

A artrite e a artrose são doenças inflamatórias crônicas que podem provocar dor em vária articulações do corpo, podendo surgir em pessoas de qualquer idade, apesar de ser mais comum em pessoas com idade mais avançada. Essas alterações, no entanto, não têm cura, apenas controle dos sintomas e prevenção de complicações através do tratamento com medicamentos receitados pelo médico, mudança nos hábitos alimentares e prática de atividade física.

O que comer na Artrite e Artrose

Os alimentos que ajudam a melhorar os sintomas da artrite e da artrose são aqueles que possuem propriedades anti-inflamatórias, sendo os principais:

• Alimentos ricos em ômega 3, pois possuem propriedades anti-inflamatórias, como por exemplo atum, sardinha, truta, tilápia, arenque, anchova, bacalhau, sementes de chia e linhaça, castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas e nozes;
  • Alho e cebola, pois possuem um composto sulfurado chamado alicina, que lhes garante propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas;
  • Frutas cítricas, como laranja, abacaxi e acerola, devido à presença de vitamina C, a qual é necessárias para a produção de colágeno;
  • Alimentos ricos em fibras, como vegetais, frutas e grãos integrais, pois ajudam a diminuir a inflamação e a manter a saúde da microbiota intestinal;
  • Frutas vermelhas, como romã, melancia, cereja, framboesa, morangos e goiaba, pois possuem antocianinas, que são compostos antioxidantes que possuem propriedades anti-inflamatórias;
  • Alimentos ricos em selênio como ovo, pão francês e castanha do Pará, uma vez que o selênio é um mineral com um alto poder antioxidantes e imunomodulador, ajudando a fortalecer o sistema imune.

Além disso, existem estudos que indicam que tanto a artrite quando a osteoartrite são mais graves quando a pessoa possui baixos níveis de vitamina D. É importante também que a pessoa seja frequentemente exposta ao sol, e inclua na alimentação do dia a dia alimentos ricos nessa vitamina, como leite fortificado, ovos e peixes gordos. Conheça outros alimentos anti-inflamatórios.

Em alguns casos, o médico ou o nutricionista podem considerar a suplementação de ômega 3, zinco, selênio, vitamina D e cálcio, caso seja necessário. Além disso, também pode ser indicado o uso de glucosamina e condroitina, que são substâncias que formam as cartilagens e cuja suplementação poderia ajudar a melhorar os danos nas articulações causados pela artrite.

Conheça mais sobre os alimentos anti-inflamatórios no vídeo a seguir:

Alimentos que devem ser evitados

É importante evitar alimentos que sejam pró-inflamatórios, como é o caso dos alimentos industrializados, frituras, comidas rápidas e alimentos ricos em açúcar e gorduras.

Uma boa dieta caracterizada por ser uma dieta anti-inflamatória e que pode ser implementada no caso de artrite e artrose é a dieta mediterrânea, pois inclui alimentos frescos da época, azeite, sementes, nozes, feijão, frutas e legumes.

Dieta para Artrite Reumatoide

Na dieta para artrite reumatoide, além do consumo de alimentos com ômega-3, também é importante o consumo de alimentos que fortaleçam o sistema imunológico e que tenham antioxidantes, sendo ricos em vitaminas A, C, E e selênio, como:

• Frutas, especialmente laranja, acerola, limão, goiaba, mamão e abacaxi;
  • Legumes e verduras, principalmente couve-flor, tomate, brócolis, espinafre, repolho, cenoura;
  • Leite e derivados desnatados e queijos brancos, como queijo ricota e cottage.

O paciente com Artrite Reumatoide também deve manter o peso adequado, pois o excesso de peso pode causar uma sobrecarga nas articulações, piorando a dor. Além disso, o excesso de gordura favorece o aumento da inflamação no corpo, agravando ainda mais a doença.

Dieta para Artrite Gotosa

Na artrite gotosa a inflamação na articulação é provocada pela acúmulo de ácido úrico. A alimentação para esse tipo de artrite deve incluir alimentos com propriedades anti-inflamatórias, no entanto é importante evitar o consumo de alimentos que possam aumentar a concentração de ácido úrico circulante, como por exemplo as carnes vermelhas, fígado, coração e ingestão de bebidas alcoólicas.