No Brasil a especialidade médica em Cirurgia de Mão foi criada pelo Conselho Federal de Medicina em 1982.Isso foi um reconhecimento para os médicos que tratam apenas das doenças que atingem a mão e o membro superior. Afinal a especialidade de cirurgia de mão tem livros, congressos e cursos próprios, todos independentes das outras especialidades médicas.
A especialidade de Cirurgia da Mão não é somente uma especialidade cirúrgica. Um Cirurgião de Mão é um especialista em cuidados e tratamentos das doenças que ocorrem no membro superior e esses tratamentos podem ser clínicos, não sendo necessária cirurgia.
Entre as patologias mais frequentes tratadas por este médico especialista estão as fraturas e as lesões ligamentares do punho e da mão; as lesões cortantes de tendões e nervos a lesão traumática de ponta de dedo (unha e polpa digital), as amputações, a perda de cobertura cutânea: os problemas degenerativos causados por artrite ou artrose as compressões nervosas, como a síndrome do túnel do carpo (que causa formigamento noturno da mão), e as deformidades congénitas, como a polidactilia (dedos extras) ou a sindactilia (dedos não separados).
O cirurgião de mão também trata de patologias que tem o seu problema inicial na raiz do membro superior, como as lesões do plexo braquial, que é o conjunto de nervos que vai da coluna cervical a mão. Portanto, a especialidade de Cirurgia de Mão é voltada não apenas a própria mão, mas a todas as estruturas que lhe dão suporte. Por isso, seria melhor definida como cirurgia de mão e do membro superior.
Dr. Luiz Dadalt é experiente especialista há 37 anos em cirurgia e microcirurgia das mãos, desde 1984 com atuação desde 1987, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão e da Sociedade Latino-americana de Ortopedia e Traumatologia. É também membro atuante em missões humanitárias dentro e fora do Brasil. Possui em seu currículo formação internacional, como especializações em Harvard, Miami e Paris.