O que é a tendinite e como tratá-la?

O que é a tendinite?

A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões e causa dores e inchaço na região. Assim, essa inflamação pode acontecer em qualquer tendão do corpo humano, desde os pés até a cabeça. Como a função dos tendões é dar suporte aos músculos, a doença pode causar muito desconforto nos movimentos durante o dia. Por isso, é importante que todas as pessoas pratiquem atividades físicas que fortalecem os músculos e previnem essa doença.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma a cada 100 pessoas do mundo possuem tendinite. Ou seja, a doença é muito comum e pode atingir qualquer pessoa, sem restrição de idade ou gênero. No entanto, pessoas que praticam exercícios físicos e uma boa qualidade de vida têm menos chances de desenvolver esta condição. Além disso, é importante que todos realizem consultas e exames de rotina com o ortopedista para prevenir a doença. Saiba tudo sobre a consulta com o ortopedista.

Causas e sintomas

Em primeiro lugar, é importante saber que a tendinite é uma doença que pode ocorrer com qualquer pessoa. No entanto, existem algumas práticas que podem favorecer o aparecimento da doença em algumas pessoas. Por exemplo:

• Esforço repetitivo- Como pessoas que trabalham digitando por longas horas ou virando para um mesmo lado, por exemplo.
  • Sobrecarga- Costuma ocorrer com pessoas que trabalham carregando muito peso ou pessoas que praticam um exercício físico de forma errada.
  • Alimentação ruim- A falta de alguns alimentos podem prejudicar a saúde dos tendões e facilitar que a pessoa tenha essa doença. Assim, os alimentos que devem estar presentes no dia a dia são aqueles ricos em vitamina c.

O principal sintoma da doença é uma forte dor no local inflamado. Ou seja, no local onde está localizado o tendão acometido. Assim, quando uma pessoa sente dores fortes em um ponto específico, como dedos, joelhos e cotovelos, deve procurar o ortopedista de forma rápida. Afinal, quanto mais cedo a doença for encontrada, mais rápido vai ser o tratamento e o alívio da dor.

Além da dor característica da doença, outros sintomas podem ocorrer. Por exemplo:

• Dificuldade de movimento;
  • Falta de coordenação ;
  • Espasmos nos músculos;
  • Dificuldade para carregar peso;
  • Problemas para fazer força
  • Inchaço no local da dor;
  • Sensação de calor e cor vermelha na região;
  • Dor que passa para outras partes do corpo;

Por isso, é importante buscar ajuda e nunca ignorar um sintoma. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

Diagnóstico e tratamento

De uma forma geral, o diagnóstico da doença é feito pelo médico no próprio consultório. Assim, se a pessoa apresenta sinais de que pode estar com essa condição, o médico vai fazer a chamada avaliação clínica para encontrar a presença da inflamação. Além disso, o médico vai pedir alguns exames para encontrar o local da inflamação, sua gravidade e se existe cálcio no tendão.

Quando o paciente é diagnosticado com a doença, deve iniciar o tratamento de forma rápida. Dessa forma, vai seguir todas as indicações do ortopedista de acordo com o quadro da doença. Assim, o tratamento costuma ser feito com remédios que diminuem a dor do paciente e a inflamação. Por exemplo: remédios para a inflamação e analgésicos. No entanto, o médico pode pedir algumas ações para amenizar a inflamação, como:

• Aplicação de gelo no local da inflamação;
  • Imobilização da área afetada com o uso de talas ou gesso;
  • Sessões de fisioterapia para melhorar a postura do paciente;
  • Prática de alongamentos e exercícios para fortalecer os músculos;
  • Alimentação rica em vitaminas e magnésio.

Como aliviar as dores?

Além do tratamento com remédios, as dores podem continuar incomodando o paciente. Por isso, é importante realizar algumas ações que também ajudam no alívio das dores. Assim, são elas:

• Fazer sessões de acupuntura;
  • Realizar compressas no local da inflamação;
  • Tomar chás para dor;
  • Alongar o corpo;
  • Evitar movimentos repetitivos no local, como usar o teclado;
  • Respeitar o limite da dor.